Fórmula 1: GP de Miami

O sexto grande prêmio da temporada aconteceu neste domingo (5), no circuito de Miami, localizado nos Estados Unidos.

Inaugurado em 2022, o circuito planejado para ser temporário foi palco de um novo marco na F1. A segunda corrida sprint do calendário, trouxe grandes reviravoltas nesse fim de semana.

Após os treinos na sexta, a sprint de 19 voltas começou com um safety car, ainda nos primeiros momentos após a largada. Uma batida causada pelos pilotos Fernando Alonso e Lewis Hamilton, afetaram mais dois pilotos na confusão.

Infelizmente Lance Stroll e Lando Norris foram impactados pela batida e tiveram que abandonar a corrida de classificação nas primeiras voltas após o acidente.

Momento após a largada onde Fernando Alonso e Lewis Hamilton erram manobra e causam incidente com Lance Stroll e Lando Norris — Reprodução Bandplay

A corrida no domingo começou com uma largada meio conturbada para Sergio Pérez, o piloto mexicano largou em quarto e acabou passando reto na primeira curva causando transtornos aos pilotos da Ferrari e quase colidindo com seu companheiro de equipe, Max Verstappen, que largava na pole position.

Perez já estava sob investigação por uma possível queima de largada. Algumas voltas depois, a FIA (Federação Internacional do Automóvel), declarou que o piloto estava dentro da regularidade.

O GP de Miami foi marcado pela corrida espetacular da equipe McLaren e a performasse de seus pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri.

Piastri largou em sexto lugar e nas 5 primeiras voltas ganhou três posições, assumiu o segundo lugar de Charles Leclerc. O piloto australiano chegou a liderar a corrida voltas depois.

O único erro da corrida cometido por Piastri foi uma curva onde o piloto perdeu três posições de uma vez. Voltas depois fez um pit stop para trocar o bico após um toque com Carlos Sainz e perdeu diversas posições ao voltar, finalizando a corrida em décimo terceiro.

Quem assumia a liderança agora era seu companheiro de equipe Lando Norris, que defendeu sua posição e ficou a frente até a última volta do circuito, conquistando sua primeira vitória na categoria.

Lando Norris à frente do piloto Max Verstappen durante a corrida no GP de Miami — Reprodução: F1

Na volta 21, Max Verstappen perdeu o controle do seu carro na curva e arrancou um cone de marcação da pista, causando o primeiro safety car do GP e uma bandeira amarela.

O tricampeão mundial, que andava no limite da pista, foi chamado aos boxes para um pit stop após a liberação do safety car. Ao retornar a pista o piloto perdeu três posições e não consegui assumir a liderança novamente.

Max Verstappen arranca cone de marcação de curva e causa safety car — Reprodução: Bandplay

Além de Verstappen, Kevin Magnussen, foi outro piloto a ter uma corrida ruim. Magnussen, levou mais de meio minuto de penalizações desde a sprint e também foi sancionado pelo acidente com Logan Sargeant, provocando o safety car que mudou tudo na corrida de domingo.

O segundo Safety Car foi provocado devido a uma colisão entre Kevin Magnussen, piloto da Haas e Logan Sargeant, da equipe Williams. Ambos colidiram na tentativa de ultrapassar um ao outro em uma curva do circuito.

Além disso, o dinamarquês estabelece um novo recorde após a corrida sprint: 60 segundos em sanções. Se Magnussen acumular mais dois pontos durante as próximas 18 corridas, receberá uma punição maior, ficando fora de um GP conforme as regras da F1.

Colisão de Kevin Magnussen e Logan Sargeant após uma curva. Reprodução: Bandplay

PILOTO DO DIA

Lando Norris celebrando sua primeira vitória na F1. Reprodução: McLaren

Não poderia ser diferente, após uma corrida fantástica, o piloto britânico Lando Norris ganhou sua primeira corrida na categoria após 5 anos desde sua estreia na Fórmula 1 recebendo também o título de piloto do dia, destacando ainda mais sua excelente desempenho.

Norris defendeu com garras sua posição quando Max Verstappen o tentou ultrapassar, deixando o tricampeão da RBR comendo poeira. Além de finalizar a corrida com sete segundos de diferença do segundo colocado, Lando homenageou o piloto brasileiro Gil de Ferran, após sua vitória.

Conseguimos. E fizemos isso por você, Gil.
Mensagem escrita em um post de Lando Norris junto a McLaren.

O britânico, que havia largado em quinto e agora estava no topo do podium foi recebido com muito carinho pelos pilotos no paddock e por sua equipe, que festejaram com Lando sua primeira vitória e a quebra de quase três anos sem vitórias da McLaren na categoria.

PRÓXIMA PARADA

O Paddock da Fórmula 1 sai dos Estados Unidos com destino a Itália para o grande prêmio da Emilia-Romanha, nos dias 17 a 19 de maio.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar